quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Organizando as metas feitas no final do ano!



Estabelecer metas sem dúvidas te auxilia a obter melhores resultados na sua vida e no seu trabalho. Porém muitas as pessoas por mais que falem de metas e até mesmo comentem quando vêem alguém falar a respeito não as aplica e usa no próprio dia-a-dia!
E qual é a saída para aplicá-las de forma eficiente? O primeiro passo é ESCREVÊ-LAS. Não interessa se para isso você usará papel e caneta, uma agenda, um palm, uma aplicação web, etc. Você precisa escrevê-las! Quando você passa para o papel seu objetivo você reforça um compromisso pessoal. Passa a ser uma obrigação quando você as coloca em qualquer outro lugar que não seja apenas na sua cabeça!
Existem várias formas de você registrar suas metas. Você pode por exemplo definir metas a serem cumpridas em determinada hora do dia, em determinado dia da semana ou (as que mais gosto) milestones a serem atingidos por dia.
Uma meta diária pode ser “Escrever todos os dias um post em meu blog” ou “Ler 30 minutos”, etc.
Agora isso funciona quando você colocar isso de forma organizada. Uma sugestão é você utilizar uma aplicação ONLINE para fazer isso pois de qualquer lugar você acompanha, atualiza e se policia. Uma boa opção é usar uma planilha dentro do Google Docs por exemplo.
Sem dúvida o próximo passo nessa reorganização é construir o hábito de alimentar essa lista e também checá-la. Lembre-se que existem linhas gerais a serem seguidas mas você deve dar seu toque pessoal, ou seja, divida essa planilha em tarefas a serem feitas diariamente e outras que devem ser feitas uma única vez. Dessa maneira além de controlar sua lista de metas você também estará controlando suas coisas a fazer. Isso é simples de ser feito no google Docs. Crie a a primeira planilha com o nome de “Coisas a Fazer” e ali vá depositando tudo que você tem de pendência a ser feito como lavar o carro, fazer depósito, etc. Você pode até mesmo colocar datas-fim para cada tarefa e/ou percentuais de término.
Crie uma segunda planilha e dê o nome de “Metas Diárias”. Nessa planilha descreva as pequenas ações que você precisa realizar todo dia. Você pode também criar uma terceira lista com metas maiores e até mesmo mensais. Tente adapatar esse forma de trabalho de um jeito que fica prático e você se sente organizado.
Acredite, é um alívio quando você tira as preocupações e coisas a fazer e as coloca em algum lugar. Você aplicar essas idéias também no âmbito profissional. A vantagem de se usar uma aplicação online para isso é que você pode compartilhar com outras pessoas da equipe. As metas ficam então sendo acompanhadas por todos.
Sem dúvida a criação do hábito é fundamental. Quando comecei a tentar organizar minhas coisas a fazer eu criava uma listinha de metas muito bonita, imprimi-a, etc. E depois nunca mais a olhava.
Se você a escreve no papel em uma agenda velha mas cria o hábito de checá-la regularmente e colocar AÇÃO (Ação é nossa palavra chave) seu método é mais eficiente.
O primeiro passo de sua organização está dado. Tente agora realizar suas metas diárias em um mesmo horário todos os dias de forma a reforçar ainda mais o hábito. Eu por exemplo gosto de escrever no horário de almoço.
O mais difícil é começar a usar. Depois que a engrenagem estiver rodando fica praticamente automático. Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário