sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Documentos, quanto tempo guardar e como guardar!



Comprovantes de pagamentos de contas de água, luz, telefone, aluguel devem ser guardados para evitar problemas mais tarde de cobrança. Mas, muita gente tem dúvida de como organizar estes documentos.

Segundo o Código Civil, na maior parte dos casos, o tempo máximo para a cobrança de um débito é de cinco anos. Por isso é importante que o consumidor guarde os comprovantes.

- Mensalidades escolares devem ser guardadas por 12 meses;

- Obras em casa, por até cinco anos;

- Aluguel: devem ser guardados por até três anos;

- Demais contratos como de cartão de crédito, telefonia, estacionamento: não há previsão legal. No entanto, o especialista orienta que o consumidor tenha cautela e mantenha tudo por pelo menos um ano.

Como guardar

- Para quem tem poucos documentos a guardar, como um casal em começo de vida ou alguém que more sozinho, uma pasta sanfonada simples resolve a situação.

- Quem tem muitos documentos precisa, primeiro, reservar um espaço para guardar o arquivo pessoal. A escolha das caixas e pastas deve ser feita de acordo com a disponibilidade de espaço. Do lado de fora, é importante identificar, com uma etiqueta, quais os documentos estão na caixa. A caixa pode ser substituída por pasta polionda (plástica).

- Documentos de uso mais constante devem ser guardados em pastas exclusivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário