segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Organização


Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Ou melhor, dizendo, a organização de uma casa depende de todos que nela ficam, pois cada “coisa” tem o seu lugar e tem que voltar para o lugar de onde saiu.
Depois de cada “coisa” no seu devido lugar você vai ter menos tempo gasto na hora de guardar roupas, acessórios, utensílios de cozinha, dispensa e muito mais. Ganhando mais espaço para seus objetos, conforto, praticidade no dia-a-dia, tempo para curtir a família e principalmente mais qualidade de vida!
Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para algumas pessoa.
Para que tudo issso aconteça precisamos fazer a utilização dos 5S, que são usados na administração e muito bem aplicado na hora de organizar um espaço na sua casa, vamos ver:
1. SEIRI que corresponde a eliminar o desnecessário separando-o do necessário.
2. SEITON que significa colocar em ordem, guardando de forma ordenada tudo que é necessário.
3. SEISO que significa limpeza, eliminação da sujeira, acabando com as fontes dos problemas.
4. SEIKETSU que significa asseio, padronização, higiene, e também o estágio onde se evita que as etapas anteriores retrocedam.
5. SHITSUKE que significa disciplina, com o cumprimento rigoroso de tudo que foi estabelecido pelo grupo.
Os cinco S somente terão sucesso se forem praticados de forma sistemática e contínua, bem como sejam resultado do consenso do grupo envolvido neste processo.
Lembre bem cada coisa tem seu lugar e tem que voltar sempre para lá. Isso é essencial para que se tenha uma manutenção da organização.

Boa sorte e vamos ao trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário