segunda-feira, 9 de maio de 2016

10 formas de organizar a sua estante


·      
  • Alfabética por sobrenome de autor: Essa é uma das formas que acho mais prática, porque não tem o risco dos livros do mesmo autor ficarem separados (já que algumas vezes o mesmo autor é publicado por editoras diferentes como o John Green) e também é mais fácil de localizar.


  • ·       Alfabética por título do livro: Colocar os livros em ordem alfabética por título é interessante, mas eu não acho muito prático porque pode separar os livros de uma série, mudar a ordem etc., por exemplo, deixar os livros da série Feios (Scott Westerfeld) na ordem alfabética: Especiais, Extras, Feios e Perfeitos.


  • ·       Editoras: Essa é bem prática pra quem tem parceria com editoras, pois fica mais fácil de organizar os livros para resenhar. Uma vantagem (muito grande principalmente pra quem tem TOC ou algumas pequenas compulsões tipo TOC) é que normalmente as editoras têm um padrão de tamanho para os seus livros então, nesse caso, dificilmente os livros vão ficar desalinhados.


  • ·       Rainbow (arco-íris): É uma das formas mais lindas e fotogênicas. Separar os livros por cor fica esteticamente lindo, mas eu não conseguiria deixar os livros das séries todos separado (imagina cada livro de Fazendo Meu Filme em um canto da estante?). Admiro quem consegue e acho que sou capaz de organizar os meus assim um dia SÓ PRA TIRAR FOTO e depois organizá-los novamente.



  • ·       Gêneros: Eu acho um pouquinho difícil separar por gêneros (romance, distopia, suspense…) porque tem livros que, em minha opinião, se enquadram em mais de um gênero (claro que nesse caso pode colocar junto dos livros daquele gênero que é mais “forte” no livro), mas acho uma forma interessante. O bom é que se algum dia você acordar com vontade de ler livros de distopia, por exemplo, já sabe em que canto da estante vai ter que ir para se decidir.


  • ·       Cronologicamente: É possível organizar cronologicamente de três formas:


 1) de acordo com a data que você comprou/ganhou o livro (isso exige uma boa memória pra quem já coleciona livros há muito tempo)
 2) de acordo com a data de lançamento do livro (mais fácil)
 3) por ordem de leitura (terminou de ler, coloca na estante).

  • ·       Preferência: Essa é uma forma bem pessoal de organizar os livros. Separar e posicionar os livros de acordo com a sua preferência torna tudo bem especial e único, mas chega uma hora que é difícil definir ao lado de qual tal livro vai estar.


  • ·       Lidos/Não lidos:  Essa é uma ótima forma de conseguir manter a sua leitura em dia e tirar aquele peso na consciência de ter muitos livros não lidos na estante.



  • ·       Altura: Essa forma é bem parecida com a organização por editoras, mas é mais precisa ainda. É ótima pra quem realmente não suporta livros de tamanhos diferentes próximos uns dos outros.


  • ·       Coleções/Séries/Soltos: Essa separação dentro da organização por sobrenome de autor, mas é possível fazer ela em ordem de preferência, gênero, alfabética por nome de série…



http://melinasouza.com/2013/09/26/10-formas-de-organizar-a-sua-estante/

Nenhum comentário:

Postar um comentário