terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dicas para organizar espaços no seu closet / armário. Dicas do blog http://kzaorganizada.blogspot.com/2011/05/dicas-para-organizar-espacos-no-seu.html


◦ Mantenha no armário o que estiver usando na estação. O excesso de roupas dificulta a organização e a vizualização.

◦ Separar as roupas por cor é uma boa maneira de identificá-las.

◦ Outra dica é separar por modelo - saias, calças, camisas...

Vestidos e Casacos longos:
◦ Vestidos e casacos compridos não devem arrastar no chão. Coloque-os em cadides, caso o armário tenha altura adequada ou utilize caixas próprias.


Vestidos de festa: que são usados ocasionalmente podem ser guardados em caixas, pois os tecidos que ficam pendurados por muito tempo podem sofrer alterações em seu formato. Procure caixas que tenham algum tipo de abertura para a circulação de ar, evitando possível formação de mofo.


Ternos, Paletós, Blazers e Casacos de inverno (peças grandes):

◦Devem ser pendurados em cabides largos, para manter o formato ideal das roupas.

Closet com portas: é fundamental que o armário tenha profundidade maior; de modo a comportar adequadamente as roupas em seus cabides largos.


◦Feche um dos botões do meio das suas roupas ao pendurá-las em cabides; mantendo-a em seu formato apropriado evita-se que o tecido amasse.


Pouco uso destas peças: utilizar capas protetoras. Opte por modelos que facilitem a circulação de ar na roupa; as capas feitas do material TNT são ótimas para esta finalidade.


Camisas:
◦ Pendurar em cabides.


◦Roupas de tecidos finas e escorregadios podem ser penduradas em cabides especiais; como cabides revestidos com silicone. Este material não deixa que a peça escorregue.


Camisetas:
◦As peças de algodão: podem ser dobradas e postas uma sobre as outras, formando uma pilha, e guardadas em gavetas ou prateleiras. Os tecidos de algodão permitem que sejam dobrados sem que formem muitas marcas nas roupas.


◦Separar em pilhas distintas as camisetas de manga longa das de manga curta.


◦Podem ser penduradas, mas caso não ocupem lugar demais nas araras; evite sobrecarregar uma só parte do closet.


Saias:



◦Pendurar em cabides especiais, com presilhas. Alguns modelos de presilhas podem amassar ou até machucar o tecido; para evitar que isto ocorra recomenda-se o uso de um pequeno pedaço de tecido grosso para proteger a roupa na área em que será presa.


Calças:



Calça de tecido fino e escorregadio: pendurar em cabides especiais, com presilhas. Adotar o mesmo procedimento utilizado para pendurar as saias.


Calça jeans: podem ser pendurados em cabides.


◦Podem ser guardados em forma de rolinhos ou dobradas nas prateleiras

Roupas Íntimas:

◦Utilizar casulos, colméias ou divisórias para as gavetas, separando as meias, lingeries e cuecas


Gravatas e Cintos:



◦Pendurar em cabides especiais para estes acessórios. Há gravateiros e cabides com vários ganchos para pendurar cintos. Evite enrolar estas peças, para que não fiquem marcados.


Sapatos:
Uso freqüente: guardar nas bandejas deslizantes.


Uso esporádico: posicionar ao fundo das bandejas deslizantes; se não houver mais espaço nelas, guardar em caixas.


Acessórios, Jóias, Relógios:

◦Guardar em gavetas rasas; de pouca altura. Há modelos de gavetas que apresentam divisão interna (nichos) e forração de veludo para separar e proteger as peças.


◦Utilizar colméias para separar e organizar as peças; caso a gaveta for de modelo comum.


◦Caixa com divisórias internas também ajudam na organização.

Um comentário:

  1. Olá Cris!
    Adorei suas dicas,estou doida para colocá-las em prática,mas só vou começar a organizar mais a fundo por aqui no final de Janeiro.Quero aproveitar um pouquinho essas férias das crianças,q acaba sendo minha tb,para descansar e terminar alguns projetos de artesanato inacabados...
    Bjs!!!

    ResponderExcluir